SETA 2009 - Spatial Extremes, Theory and Applications

SPE News
2010-09-26

Lisboa, Parque das Nações, 6-8 de Abril de 2009

O tema deste workshop relaciona-se com dados de natureza espacial tais como os de pluviosidade, poluição do ar, ondas do mar, etc. O ênfase será dado ao comportamento extremal de certas variáveis como sejam chuvas torrenciais ou altos níveis de concentração de poluentes numa dada zona. Uma vez que estes fenómenos possuem uma forte componente aleatória, os modelos a usar deverão ter isso em conta, i.e. deverão ser processos estocásticos no espaço e, eventualmente, no tempo, que consigam descrever o fenómeno extremal.

Trata-se de uma área de investigação recente e o workshop contará com a presença de especialistas com formação e pontos de vista distintos: com formação em meteorologia(van den Brink), modelação física(Rychlik), geoestatística
(Cooley, Schlather) ou probabilidades/estatística (Anderson, Drees, Einmahl, Walshaw). Esperamos conseguir um encontro especialmente vivo, pelo facto de juntar especialistas de elevado nível com formação diversa mas interessados no mesmo tipo de fenómenos.

Entidade Promotora: CEAUL, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa

Email para Contacto: occoe@occoe.pt

Página Web: http://seta.ceaul.fc.ul.pt/

 

Publicado em SPE News