AEVAE

A Estatística vai à escola!

A Estatística vai à Escola (AEVAE) é um projeto que a Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) iniciou em conjunto com o CEAUL e tem hoje a colaboração de outras Instituições, em sintonia com o  movimento internacional The World of Statistics.

Através da realização de palestras nas escolas de Ensino Básico e Secundário, o projeto visa a promoção da Estatística junto dos alunos, contribuindo para o "entusiasmo" pela Estatística, tanto dos mais novos como dos que se aproximam da decisão do curso/via profissional a seguir. A ideia é colocar os alunos em contacto com uma estatística aplicada e apelativa, pela voz de quem a pratica no terreno.

A AEVAE pretende levar às escolas palestras que :

  • Realcem a importância e o impacto da Estatística na sociedade;
  • Fortaleçam a Estatística como uma carreira profissional de futuro;
  • Promovam a literacia estatística.

Esta iniciativa começou por ser lançada em 2013 como Ano Internacional da Estatística (AIE), e ao longo do ano 13 palestrantes realizaram 20 palestras AEVAE, às quais assistiram perto de 2000 alunos. As palestras da AEVAE foram, pela sua diversidade e pela qualidade dos palestrantes, muito bem recebidas pelos alunos. O trabalho continuou em 2014, com 12 palestrantes, 17 palestras e mais de 1500 alunos. Vamos agora no 6º ano e continuamos a procurar uma maior envolvência das escolas, ampliando a cobertura geográfica das palestras, nomeadamente promovendo novas palestras no Algarve, na Madeira e nos Açores.

Convidamos por isso todas as escolas a participarem na AEVAE bem como aos colegas que estejam disponíveis para dar palestras que nos contactem.