Lançamento da emissão filatélica alusiva ao Ano Internacional da Estatística

SPE News
Lançamento da emissão filatélica alusiva ao Ano Internacional da Estatística
2013-05-07

A Sociedade Portuguesa de Estatística e o Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa fazem parte das mais de 1900 instituições em 122 países que estão a desenvolver esforços conjuntos em 2013 para promover o Ano Internacional da Estatística (Statistics2013). Esta iniciativa à escala mundial visa realçar as contribuições do domínio da Estatística para se encontrarem soluções para desafios globais. Esta campanha global de consciencialização tem por objetivo ampliar a compreensão pública do poder e impacte da Estatística em todos os aspetos da sociedade e fortalecer a Estatística como uma carreira profissional, especialmente entre os jovens do ensino secundário e superior.

Como parte desta campanha, os CTT decidiram colaborar com a SPE para uma emissão filatélica alusiva ao Ano Internacional da Estatística. A cerimónia de lançamento desta emissão decorrerá durante uma Sessão SPE-CEAUL comemorativa do Ano Internacional da Estatística (AIE), que irá decorrer no dia 24 de Maio de 2013, às 14.30, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.


A cerimónia de 1º dia de lançamento de um selo define o momento de entrada em circulação postal desse objeto. Consiste numa simples operação de obliteração do mesmo selo com o carimbo comemorativo de 1º dia, normalmente feita em presença de individualidades que presidem à cerimónia. As individualidades que irão estar presentes nesta cerimónia são

Prof. Doutor José Manuel Pinto Paixão, Diretor da FCUL

Drª Alda Maria Caetano Carvalho, Presidente do INE

Profª Doutora Luísa Canto e Castro Loura, Diretora Geral da DGEEC

Prof. Doutor Luís Gouveia, Presidente do DEIO

Dr. Raul Moreira, Direção de Filatelia dos CTT


Sessão SPE-CEAUL comemorativa do Ano Internacional da Estatística (AIE)

24 de Maio de 2013, 14h 30m

FCUL, Edifício C6, Anfiteatro 6.1.36 e Átrio do C6

Anfiteatro 6.1.36

14h 30m – Cerimónia de lançamento da emissão filatélica dos CTT alusiva ao Ano Internacional da

Estatística.

15h 15m – Sessão de palestras

  1. Dinis Pestana (CEAUL/FCUL) Estatística q.b.
  2. Rui Santos (Escola de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Leiria e CEAUL) Vamos mais longe aos ombros dos gigantes
  3. Pedro Campos (Faculdade de Economia, Universidade do Porto, LIAAD – INESC e INE). Os esforços de promoção da literacia estatística em Portugal são iguais aos dos outros países?

16h 15m – Exibição do conjunto de painéis sobre História da Estatística e visita à exposição Explorística.

Os painéis sobre História da Estatística são da responsabilidade de Rui Santos.

A Explorística - Aventuras na Estatística - é uma exposição itinerante composta por vários módulos interativos com o objectivo de levar os fundamentos da Estatística e da Probabilidade às comunidades educativas, transmitindo os conceitos de forma prática e experimental. Desta forma pretende-se contribuir para desenvolver a literacia estatística e promover a numeracia nos cidadãos.

Trata-se de uma iniciativa da SPE (Sociedade Portuguesa de Estatística), com o apoio da Ciência Viva e coordenada por Pedro Campos.

Publicado em SPE News